sábado, 6 de novembro de 2010

A volta do Velho Professor


Esta semana, na turma de Psicopedagogia Clínica e Institucional, repassando rapidamente a História da Pesquisa, falamos da evolução da Pesquisa e sua consequente contribuição para a evolução do conhecimento e do mundo.

Lembramos ainda, do texto "A Volta do Velhor Professor", visualizado abaixo.

Será que encontramos semelhanças com nossa realidade educacional? Ou, somos a diferença?

Pense nisso! E, bom final de semana!
(=

A Volta do Velho Professor

Em pleno século XX, um grande professor do século passado voltou à Terra e, chegando à sua cidade, ficou abismado com o que viu: as casas altíssimas, as ruas pretas, passando uma sobre as outras, com uma infinidade de máquinas andando em alta velocidade; o povo falava muitas palavras que o professor não conhecia; ele via coisas que nunca havia visto ou ouvido falar: poluição, avião, computador rádio, internet, metrô, televisão, inflação, celular...; os cabelos de umas pessoas pareciam com os do tempo das cavernas e de outras, com cores que ele nem conhecia... E as roupas? Deixavam o professor ruborizado.

Muito surpreso e preocupado com a mudança, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo. Na igreja, levou um susto com o padre que não mais rezava em latim, com o órgão mudo e um grupo de cabeludos tocando música estranha. Visitando algumas famílias, espantou-se com o ritual depois do jantar: todos se reuniam durante horas para adorar um aparelho que mostrava imagens e emitia sons. O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos: ninguém falava uma palavra diante do aparelho.

Cada vez mais desanimado, foi visitar a escola e, finalmente, sentiu um grande alívio, reencontrando a paz. Ali, tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as carteiras uma atrás da outra, o professor falando, falando ... E os alunos escutando, escutando ...

(in Raízes e Asas, CENPEC)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Parabéns, meninas!


Artigos lidos, corrigidos e entregues!
E, adivinhem: aprovadas!!!
Agora, é só esperar o Certificado.
Oficialmente, vcs são Especialistas em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar.
Parabéns!!!
Forte abraço.