segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mudando seus hábitos (cognitivos)


Diversos estudos indicam que o exercício físico é importante e contribui para uma vida saudável. Como já foi comentado em artigos anteriores, o exercício físico também é essencial para a saúde cognitiva, auxiliando não só o corpo, mas também o cérebro a se manter em forma.

Atualmente, pesquisadores estão descobrindo que apenas informar a população sobre os benefícios da atividade física não é o bastante. Uma abordagem puramente informativa não é motivadora o suficiente para fazer as pessoas mudarem seus estilos de vida e se tornarem mais ativas.

De acordo com um estudo recente publicado no American Journal of Public Health, a forma mais eficaz de fazer com que adultos mudem seus hábitos e aumentem a atividade física foi através de estratégias comportamentais. Essas estratégias se baseiam em feedback, estabelecimento de metas, auto-monitoramento, sugestão de exercícios e dicas.

Em se tratando de atividade para o cérebro, o programa Cérebro Melhor pode ser considerado uma estratégia de treinamento cerebral por si só. Ele oferece um instrutor virtual com o qual você pode contar para montar seus treinos, levando em consideração o tipo de treino que você quer e até o tempo que tem disponível. Também informa seu desempenho após cada exercício e ainda permite com que você acompanhe a sua evolução ao longo do tempo através de gráficos e relatórios.

Você pode ainda adotar outras estratégias para manter os seus hábitos de exercícios para o cérebro:
  • Planeje a semana seguinte reservando “intervalos de treino” na sua agenda;
  • Comece estabelecendo sessões curtas, cumprindo pelo menos o mínimo recomendado (2 a 3 sessões de 20 minutos por semana) e depois gradativamente aumente a duração;
  • Envolva seus amigos e familiares para fazer do Cérebro Melhor algo que possa compartilhar e virar assunto de conversas;
  • Quando se sentir menos motivado, escolha os jogos que você mais gosta ao invés de seguir o treino do instrutor.
Além de usar o Cérebro Melhor, você pode praticar outros pequenos exercícios no seu cotidiano:
  • Memorizar os números de telefone ao invés de anotá-los;
  • Tentar fazer suas compras no supermercado sem uma lista;
  • Fazer perguntas aleatórias a si mesmo como “O que eu estava vestindo no último sábado?” ou “O que eu almocei na terça-feira?”.
O importante é descobrir quais estratégias funcionam para você e se dedicar ao treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, sugira...